terça-feira, 1 de novembro de 2016

Gênero textual Canção

Xote Ecológico (Luiz Gonzaga)
Não posso respirar, não posso mais nadar
A terra está morrendo, não dá mais pra plantar
Se plantar não nasce, se nascer não dá
Até pinga da boa é difícil de encontrar.
Cadê a flor que estava aqui?
Poluição comeu.
E o peixe que é do mar?
Poluição comeu.
E o verde onde que está?
Poluição comeu.
 Nem o Chico Mendes sobreviveu.

1- Sobre o texto é correto dizer:

a) A “poluição” age contra o bem-estar da natureza, e, por conseguinte, das pessoas.
b) São vítimas da “poluição” apenas a “flor” e o “peixe”.
c) A “poluição” não interfere diretamente na qualidade do ar.
d) Embora a “poluição” incomode em algumas ações do homem, é possível ter uma vida saudável com ela.
e) A poluição não tem relação alguma com a qualidade da alimentação das pessoas.

2. Marque a alternativa que melhor traduz o sentimento expresso no texto:

a) Alegria com a atitude dos homens.
b) Medo de acabar a cachaça.
c) Ódio diante do comportamento dos homens.
d) Indignação com a atitude dos homens.
e) Esperança nas atitudes humanas.

3. Assinale a alternativa que apresenta a relação incorreta quanto à significação da palavra em destaque:

a) “Poluição comeu” - “Poluição destruiu”.
b) “Nem o Chico Mendes sobreviveu” – “Nem o Chico Mendes morreu”
c) “Se plantar não nasce” – “Se plantar não brota”
d) “se nasce não dá” – “se nasce não vinga” e) “E o verde onde que está?”
 “E a mata onde que está?”

4. A alternativa em que todas as palavras estão corretamente separadas é:

a) Po-lu-i-ção – am-bien-te – re-cur-sos.
b) Po-lui-ção – am-bien-te – re-cur-sos.
c) Po-lui-ção – am-bi-en-te – re-cu-rsos.
d) Po-lu-i-ção – am-bie-nte – re-cu-rsos.
e) Po-lu-i-ção – am-bi-en-te – re-cur-sos.

5 ( Pensando na produção) - Leve para a classe a canção Xote Ecológico e proponha aos alunos a criar paródias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário